domingo, 12 de março de 2017

O lado B da gravidez - o que ninguém te conta

Pra começar vamos deixar uma coisa bem clara: cada mulher é um ser único e especial e cada gravidez também é única.

Então não dá pra generalizar. Tem gente que sente um monte de coisa, tem gente que sente nada e quando descobre que tá grávida, já tá parindo.

Outra coisa a se esclarecer é que a maioria dos sintomas não tem muita explicação. Sendo assim,da mesma forma que você vai ao médico e ele te diz na cara dura: "É virose", tudo na gravidez é resumido a: "São os hormônios".

Neste caso, talvez por minha gravidez ser diferente, meio induzida, tomei e continuo tomando um monte de hormônio, EU ESTOU COM TODOS OS SINTOMAS. Aeeeeewww!!!



E vamos parar de romantizar, porque fácil não é. Lembro quando minha irmanzinha engravidou com 16 anos, ela sofreu muito. Vivia no hospital, ficou pele e osso. Eu, de longe, achava que era frescura. Que minha mãe exagerava e mimava ela. Mas meu bem, tô pagando a língua! E pior, sozinha. 

Pra começar, ninguém quer ouvir uma gestante reclamando. Ainda mais se ela fez um tratamento pra isso. Afinal, não era seu sonho!? Aguenta aí, pô! Mas entendam, ninguém tá reclamando de tá grávida, ninguém tá reclamando do bebê, a reclamação é da INDISPOSIÇÃO.

Se você leu as postagens iniciais (veja aqui sobre mim), citei anteriormente que sou uma mulher super ativa, Pratico várias atividades diferentes e meu trabalho, inclusive, envolve diretamente atividade física, Resumindo: não sou preguiçosa. Mas o primeiro sintoma de todos foi exatamente A PREGUIÇA. Preguiça de existir, de viver, de respirar. Preguiça de ler, de ver tv, de falar, de comer. Somado à preguiça crônica, ou até o responsável por ela, o CANSAÇO. Cansava pra subir os 15 degraus da minha casa. Sei o número porque eu contava. De verdade. Vamos la, você consegue, só faltam 5! E, como citei no post anterior, fui obrigada a ficar 15 dias de cama devido a uns sangramentos que ocorreram. Ou seja, juntei a fome com a vontade de comer.


Aí você deve pensar: Que maravilha! Ficar em casa, fazendo nada! Que sonho! Primeiro que não é nada disso. Bate logo uma ansiedade por causa do sangramento. Peguei um tique nervoso de olhar a calcinha a cada 10 minutos que ainda não consegui perder. Não tive muito sono, só cansaço e preguiça, o que acabou gerando mais ansiedade por ficar em casa sozinha o dia todo. E outra, sou dona do meu negócio, e apagar incêndio de casa é muito pior do que evitá-los. É estressante!

Mas nada disso, nada mesmo, foi pior do que esse sintoma que infelizmente ainda não me deixou:
O ENJÔO.

Meeeeuuu Deeeuuusss, quê que é isso?? Eu acordo enjoada, Enjôo no meio da manhã, no almoço, no meio da tarde e, muitas vezes, antes de dormir. Enjoei das coisas que mais comia: ovo, tapioca e queijo. E aí você tem que comer né, more? Você tá gerando uma vida né não? E outra, se você não comer vira um ciclo vicioso de mais enjôo. Pelo que li, os especialistas acreditam que eles decorrem dos hormônios, especialmente o bhcg. Rapaz, o meu deve tá alto, viu? E, pra piorar, muitos ARROTOS, um pouco de TONTURA, e PRISÃO DE VENTRE. Quem consegue beber água enjoado? Vomitar foram poucas vezes, mas quando aconteceu foi terrível, porque não melhora. Não consigo cozinhar. E comer comida da rua é ruim pra caramba! Marido perdeu uns pontinhos por não saber cozinhar... Pior, sinto vontade de comer as coisas que não posso, tipo japonês e carne mal passada. Credo, que fase!!!

Se você bebe álcool, imagine sua pior ressaca. Pronto. Assim que me sinto diariamente.


Que combinação né? Mas calma que não acabou. Tem a parte psicológica da parada.

LABILIDADE EMOCIONAL, nome técnico para quem muda de humor toda hora. Prazer, eu. Uma hora mega feliz com meu baby aqui dentro, na outra #chateada porque não estou me exercitando, na outra chorando igual manteiga derretida vendo programa de esporte, na outra numa ira sem fim porque o marido não sabe cozinhar. Gente, é o pânico. Mas vamos levando, meditando, tentando. Hoje até me exercitei e criei coragem de escrever, tá vendo?

Hoje estou entrando na décima semana. Continuo com todos os sintomas, mas já estou me acostumando. O mais novo sintoma é SANGRAMENTO NA GENGIVA sempre que passo o fio dental. Minha dentista já havia me alertado, e começou mesmo. Graças a Deus não houve mais nenhum sangramento, nem cólica. 

Fisicamente, minhas mamas estão grandes e inchadas. Enfim uma coisa boa, né? Tô com uns peitos bonitos pra caramba, mas meus tops não cabem mais confortavelmente. Minha barriga cresceu pouco, mas a cintura tá sumindo. Não sei se é por causa do bebê ou se engordei nesses 15 dias de cama. Meu cabelo tá meio ressecado, mas a pele tá bem boa. E a libido deu uma diminuída, mas tenho me esforçado.

Então é isso. Ansiosa pelo término do primeiro trimestre pra chegar o momento de me sentir linda, barriguda, bem disposta, fazendo tudo por aí, malhando, fazendo drenagem e tudo que sempre sonhei que seria minha gestação.

Enjoei

Nenhum comentário:

Postar um comentário